Detalhamento do Conteúdo
Resumo do Conteúdo
Troca de informações de maneira clara, concisa e compreensível entre duas ou mais partes, de forma que a mensagem enviada seja entendida exatamente como foi concebida. Envolve não apenas a fala clara e a escrita precisa, mas também a escuta ativa, a interpretação correta dos sinais não verbais (como expressões faciais e linguagem corporal), e uma interação apropriada entre os interlocutores. Elementos como tom de voz, clareza, concisão, coerência e empatia são fundamentais para uma comunicação eficaz.
A arte da comunicação eficaz é uma habilidade valiosa no mundo atual, onde as interações humanas são constantes e cruciais em diversos contextos, desde o ambiente de trabalho até os relacionamentos pessoais. A importância de habilidades como inteligência emocional e negociação é destacada para uma comunicação eficaz.
Objetivo de Aprendizado
A voz humana é um poderoso instrumento de comunicação. Julian Treasure lista sete pecados mortais do discurso, que são: fofocar, julgar, ser negativo, reclamar, fazer desculpas, exagerar e ser dogmático. Em seguida, ele sugere quatro alicerces para tornar a fala poderosa e causar mudanças no mundo, usando a palavra "hail" como uma referência mnemônica. "Hail" representa: honestidade, autenticidade, integridade e amor. Ele destaca que não é apenas o que dizemos, mas como dizemos que importa e incentiva os ouvintes a explorarem sua incrível caixa de ferramentas de comunicação para se expressarem de forma poderosa.
Competências Relacionadas
Resolução de conflitos e tomada de decisão
Resolução de conflitos: é a habilidade comportamental que ajuda as pessoas a gerenciar e resolver conflitos de forma eficaz. Elas incluem habilidades como ouvir atentamente, comunicar-se claramente, analisar objetivamente, estabelecer relacionamentos e pensar criativamente para encontrar soluções satisfatórias.
Tomada de decisão: é a habilidade de analisar informações e cenários, ponderar opções possíveis, tomar decisões informadas e implementá-las com eficácia. Isso envolve avaliar fatores internos e externos, de curto e longo prazo, bem como as consequências e riscos potenciais de tomar a decisão correta.