A Ideasense utiliza, de forma inovadora, metodologias comprovadas para o desenvolvimento de seus consteúdos. Educadores estão familiarizados com a taxonomia de Bloom, que classifica tarefas cognitivas em níveis crescentes de complexidade. Utilizamos esse repertório para criar experiências de aprendizagem que vão além da mera lembrança e propiciam uma aprendizagem de melhor qualidade.
No ambiente corporativo, também nos baseamos no referencial do CHA, que integra Conhecimentos, Habilidades e Atitudes como pilares do desenvolvimento profissional. Este modelo é amplamente utilizado para alinhar competências individuais aos objetivos estratégicos das organizações, promovendo não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas também o aprimoramento de habilidades práticas e comportamentos que garantem uma atuação mais eficaz no ambiente de trabalho. Dessa forma, combinamos diferentes referenciais teóricos para criar soluções completas e impactantes, adaptadas às necessidades de nossos clientes.






Taxonomia de Bloom
Os níveis mais baixos de desafio cognitivo são conhecer e compreender. A eles estão associadas tarefas como lembrar, memorizar. É muito comum que plataformas de aprendizagem não ultrapassem esses níveis de desafio, o que limita o progresso do estudante. Com um bom design instrucional, vamos além desse ponto, convidando o estudante a construir uma aprendizagem significativa, uma aprendizagem mais profunda e de melhor qualidade. Além disso, procuramos desenvolver mais do que conhecimento. O modelo CHA (Conhecimento - Habilidade - Atitude) esclarece que uma competência é mais do que o acúmulo de conhecimentos a respeito de um determinado assunto. Este modelo explica muito bem a diferença entre, por exemplo, conhecer sobre liderança e liderar uma equipe efetivamente. Para liderar, conhecimentos são necessários, mas são insuficientes. A pessoa precisa desenvolver habilidades e atitudes condizentes com o exercício da tarefa. Esse conjunto compõe uma competência.
Hierarquia de aprendizagem: Organiza os níveis cognitivos em ordem crescente de complexidade, desde lembrar até criar.
Desenvolvimento de competências: Facilita a definição de objetivos educacionais claros para promover aprendizado efetivo.
Modelo CHA de competências: Conhecimento - Habilidade - Atitude
Em nossas atividades de aprendizagem e desenvolvimento organizacional, abordamos as três dimensões do modelo CHA, propiciando um desenvolvimento efetivamente completo do estudante.
Integração de Competências: Alinha conhecimentos, habilidades e atitudes para o desempenho efetivo.
Desenvolvimento completo: Promove aprendizado técnico e comportamental para resultados consistentes.
